Programa ‘Vizinhança Solidária’ começa amanhã no Itaim Bibi

A PM (Polícia Militar) vai iniciar nesta terça-feira (26) um programa no bairro do Itaim Bibi, Zona Sul de SP, para tentar combater a onda de arrastões que vêm ocorrendo na cidade de São Paulo. Batizado de Vizinhança Solidária, o programa vai cadastrar estabelecimentos comerciais, condomínios fechados e residências interessados em fazer denúncias à PM sobre crimes que estejam ocorrendo na região ou sobre pessoas com atividade suspeita em alguma das ruas do bairro.

A medida foi anunciada menos de dez horas depois de outros dois arrastões em bairros das zonas Sul e Oeste da cidade. O Diário contabiliza 24 arrastões somente em bares e restaurantes paulistanos desde o início do ano.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Roberval Ferreira França, um projeto-piloto foi implantado em Santo André, no ABC, há cerca de dez meses. Dos 14 bairros que participaram do programa, 12 deles tiveram a criminalidade reduzida a zero. Nos demais, a violência caiu 50%. No Itaim Bibi, o coronel adianta que 30 condomínios e quase todos os bares e restaurantes da região manifestaram interesse em aderir à iniciativa.

“Vamos identificar os imóveis que queiram aderir com uma placa na fachada. As pessoas terão um termo de compromisso para adotarem medidas de prevenção primária. Haverá um sistema de notificação entre vizinhos e de vizinhos para polícia para que possamos fazer a prevenção pela simples presença de pessoas suspeitas”, afirma França.

Na noite de anteontem, um restaurante japonês em Moema e uma lanchonete no Alto de Pinheiros foram alvo de arrastões. Ambos ocorreram por volta das 23h.

No caso de Moema, sete homens armados entraram no restaurante Gattai Sushi, na Rua Iraí, e roubaram os pertences de dez clientes e funcionários, além de R$ 230 do caixa. O bando fugiu em três carros que esperavam na frente do local.

O outro crime ocorreu na Lanchonete Recanto do Açaí, na Avenida Diógenes Ribeiro de Lima. Os números de assaltantes e de vítimas não foram divulgados. Até a noite de ontem não havia presos.

Fonte: Rede Bom Dia

Deixe seu comentário