Inaugurado em 1994, o Túnel Jânio Quadros tem 1.900 metros de extensão, e tem 1.840 lâmpadas, e liga a Avenida Juscelino Kubitschek a Avenida Lineo de Paulo Machado e a Avenida Engenheiro Oscar Americano, passando sob o canal do rio Pinheiros.
Os engenheiros responsáveis pela construção do túnel Jânio Quadros, o primeiro sob o rio Pinheiros, descartaram o uso de explosivos durante as escavações.
Sobre Túnel Jânio Quadros no Itaim Bibi
Segundo técnicos envolvidos no projeto, devido aos vazamentos de água e aos consequentes riscos de deslizamentos, a abertura dos 880 m do túnel Jânio Quadros foi realizada pelo método conhecido como cambota a cada pequeno trecho de escavação, é construído um arco de concreto para dar sustentabilidade ao espaço perfurado.
Prefeito à época, o deputado federal eleito Paulo Maluf (PP) afirmou ter descartado o método dos explosivos durante as primeiras escavações para o túnel Jânio Quadros.
O túnel Jânio Quadros é o único que diariamente tem seu sentido de direção invertido para atender o fluxo dos moradores do Morumbi e arredores em direção ao Itaim Bibi, Ibirapuera, Aeroporto e centro.
A Companhia de Engenharia de Tráfego estuda implantar radar no no Túnel Jânio Quadros.
Horário de Funcionamento do Túnel Jânio Quadris no Itaim Bibi
- Diariamente tem seu sentido de direção invertido, das 4h30 às 9h30