Prefeito vistoria obras de urbanização no Itaim Bibi

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vistoriou na manhã desta sexta-feira (16) as obras de urbanização na rua Olimpíadas, no Itaim Bibi, Zona Oeste da capital. As obras, executadas pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) dentro da operação urbana Faria Lima, farão a interligação entre as ruas Funchal e Ramos Batista, e da rua Olimpíadas com a avenida Faria Lima.

“Esta é uma das regiões mais adensadas da cidade e esta obra é um sonho de décadas, que finalmente será concluída nos próximos anos”, afirmou Kassab. A expectativa é que o complexo esteja totalmente concluído no primeiro trimestre de 2010. “Esperamos liberar nos próximos meses esta primeira fase da última etapa”, completou o prefeito.

“Dentro dos próximos dois meses devemos tirar todo o posteamento externo e colocar toda a fiação dentro de galerias, executar a urbanização, as praças e áreas verdes e, finalmente, a conclusão da outra pista da rua Olimpíadas. O próximo passo será a ligação da Olimpíadas com a Faria Lima. Estamos fazendo a desapropriação, a área já foi declarada de utilidade pública, e devemos ter nas próximas semanas a emissão de posse dos imóveis para a Prefeitura, para que possamos concluir essas obras”, explicou o secretário de Infra-estrutura Urbana e Obras e presidente da Emurb, Marcelo Cardinale Branco.

As obras, iniciadas em fevereiro de 2008, estão divididas em etapas. A primeira é a ligação da rua Funchal com a rua Ramos Batista, numa extensão de 750 metros, com três faixas de tráfego até a rua Raja Gabaglia e quatro faixas de rolamento até a rua Funchal. Estes serviços deverão estar concluídos em fevereiro e a nova rua Gomes de Carvalho deverá receber cerca 2.300 veículos por hora nos horários de pico.

A segunda fase fará a ligação entre a rua Olimpíadas e a avenida Faria Lima, no encontro com a avenida Hélio Pellegrino. O trecho, com 380 metros, terá três faixas de rolamento. Atualmente em fase de desapropriações, a expectativa é que a nova via esteja concluída até julho deste ano, para receber cerca de 3 mil veículos por hora no horário pico.

A duplicação das ruas Gomes de Carvalho e Olimpíadas inclui a execução de galerias de águas pluviais, remoção de interferências como dutos de água, gás e energia, a pavimentação, enterramento de fios de redes áreas, paisagismo, iluminação e recapeamento nas ruas Raja Gabaglia, Vicente Pinzón, Tenerife e Fidêncio Ramos.

A rua Gomes de Carvalho foi alargada, passando de 12 para 21 metros, com três faixas de rolamento, além da ampliação das calçadas. Com a conclusão desta primeira fase, a via servirá como uma alternativa, tanto no sentido centro/bairro como no bairro/centro, desafogando o tráfego da avenida Juscelino Kubitschek.

Deixe seu comentário