Itaim Bibi é um dos distritos com mais casos de dengue em SP

Uma das áreas mais ricas de São Paulo, o bairro do Itaim Bibi, na zona sul, foi um dos distritos da cidade com mais casos de dengue no início de 2011.

Em janeiro e fevereiro, 12 pessoas contraíram a doença no distrito, que não costuma ficar entre os campeões da doença. Em 2010, quando a cidade registrou recorde de doentes, houve 15 casos na região. Em 2009, apenas um e, em 2008, nenhum.

Os dados deste ano colocaram o Itaim Bibi em segundo lugar no número de doentes na cidade. O distrito ficou atrás só de Campo Limpo e Capão Redondo (ambos na zona sul), e do Tucuruvi (zona norte), empatados em primeiro com 13 casos cada.

Somados, os 96 distritos da capital tiveram 149 doentes no início deste ano.

Os casos do Itaim Bibi chamaram a atenção da Secretaria Municipal de Saúde, que atribui o aumento da doença à resistência da população em receber os agentes de zoonose da prefeitura.

De acordo com o órgão, os moradores do distrito estão entre os que mais recusam a entrada dos agentes nas residências. A recusa costuma ser mais alta em bairros ricos.

Os agentes entram nas casas atrás de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e orientam as pessoas sobre como evitar a propagação da doença.

Para tentar conter a infestação, o órgão afirma que realizará um mutirão na região neste final de semana. Cerca de 160 agentes devem visitar 3.500 residências.

Os agentes de zoonose estão sempre identificados e são registrados na prefeitura. É possível consultar o nome deles pelo telefone 156.

Fonte: Folha.com

Deixe seu comentário