O primeiro local que a Biblioteca Anne Frank ocupou era uma casa adaptada, ao lado de um parque infantil da Prefeitura.
Nas proximidades, as ruas eram de terra e com pequeno movimento de veículos. Ameixeiras, laranjeiras e muitas camélias rodeavam o edifício.
O córrego do Sapateiro, que servia para irrigar as chácaras vizinhas, passava bem próximo, e no local onde atualmente é a ponte Cidade Jardim existia uma mina de água potável que servia os moradores do bairro.
Biblioteca Anne Frank no Itaim Bibi
Apesar de ser inaugurada em 25 de janeiro de 1946, suas atividades tiveram início somente em 16 de junho de 1947, com o funcionamento das salas de leitura e de empréstimo. Em outubro do mesmo ano foi inaugurado o cinema para crianças.
Passados seis anos a Biblioteca Anne Frank contava com um número significativo de usuários; o espaço tornara-se pequeno demais para comportar a demanda, surgindo, portanto, a necessidade de ampliar as instalações. No dia 23 de fevereiro de 1953 foi lançada a pedra fundamental do novo prédio, em um terreno de 1200 m². As obras terminaram dois anos depois. No dia 17 de maio de 1955 foi inaugurada a Biblioteca Infantil do Itaim e o Teatro Infantil, na Rua Cojuba, nº 1, ainda sem calçamento e iluminação.
Em 28 de junho de 1962, através de um Ato do então Prefeito Prestes Maia, a Biblioteca do Itaim passou a ser denominada Biblioteca Infantil Anne Frank, em homenagem à jovem escritora, heroína da 2ª guerra mundial, que registrou em um diário todos os acontecimentos de sua vida enquanto permaneceu com a família em um esconderijo, em Amsterdã, na Holanda.
No primeiro semestre de 1995 a biblioteca cedeu parte de suas instalações para a EMEI Tide Setúbal, cujo prédio foi demolido para a construção de um novo edifício. A biblioteca ficou reduzida a apenas uma sala, onde fazia o atendimento de pesquisa e empréstimo. Um ônibus-biblioteca foi instalado no jardim para o empréstimo dos livros infantis. No dia 29 de janeiro de 1996 a Biblioteca Anne Frank reabriu suas instalações ao público com uma festa de comemoração.
Em 2003 a Biblioteca Pública Municipal Anne Frank foi totalmente reformada e modernizada com o apoio da Visanet e da Grifa Cinematográfica, por meio da Lei Mendonça, de incentivo fiscal. O Decreto nº 44.740, de 13 de maio de 2004, oficializou a denominação: Biblioteca Infanto-Juvenil Anne Frank.
Em janeiro de 2008, pelo Decreto no 49.172 passou a denominar-se Biblioteca Pública Anne Frank e em dezembro de 2016 , pelo Decreto no 57.528, Biblioteca Pública Municipal Anne Frank.
Acervo da Biblioteca Anne Frank no bairro Itaim Bibi
A Biblioteca Anne Frank conta com um acervo de aproximadamente 43 mil exemplares que é constituído por livros de literatura e informação, revistas, quadrinhos, multimídia, etc.
Todo o acervo de livros pode ser encontrado no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas. Informações sobre outros materiais existentes podem ser realizados pessoalmente ou por telefone.
A maior parte das obras pode ser emprestada ao usuário matriculado na biblioteca.
Horário de Funcionamento biblioteca Anne Frank no Itaim Bibi
- Segunda a Sexta das 09h às 18h00
- Sábados das 09h às 14h00
Endereço e Telefone Biblioteca Anne Frank no Itaim Bibi
- Rua Cojuba, 45 – Bairro: Itaim – SP
- Telefone: (11) 3078-6352
Como chegar ônibus e trem Biblioteca Anne Frank no bairro Itaim Bibi
Ônibus
Sugestões de ônibus que passam pela Biblioteca:
7110 –Terminal Parque D. Pedro II – Butantã (Circular)
157U – Jaçanã – Itaim Bibi
6200 – Terminal Santo Amaro – Terminal Bandeira
847P – Pirituba/Itaim
856R – Lapa/Socorro
6040 – Terminal Capelinha/Itaim
6081 – Pq. Res. Cocaia/Itaim Bibi
Descer na Av. Cidade Jardim, (1º ponto após o cruzamento com a Av. Faria Lima), seguir e entrar na Rua Tabapuã e em seguida na Rua Lopes Neto por um quarteirão.
Trem
Linha C – Osasco/Jurubatuba
Descer na Estação Cidade Jardim, pegar a passarela para pedestres que termina próxima à Rua Tabapuã, seguir, entrar na Rua Lopes Neto e andar um quarteirão.
Mapa de localização
