Túnel Sebastião Camargo

Túnel Sebastião CamargoInaugurado em 1995, com 1.170 metros, o Túnel Sebastião Camargo passa sob o Rio Pinheiros e liga a Avenida das Magnólias, no Morumbi, à Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, no Itaim Bibi, na zona sul de São Paulo.

Houve uma batalha jurídica iniciada com a construção do Túnel Sebastião Camargo. A mudança do traçado original do túnel (gestão Paulo Maluf, 1993-1996) obrigou a Prefeitura a desacatar 14 itens de uma resolução do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades) para obter licença ambiental da obra.

Um dos itens era a construção da alça de acesso à Marginal Pinheiros, além do fechamento da Avenida das Acácias - para evitar que a via e outras ruas do bairro fossem utilizadas como acesso ao túnel. Como nada disso foi feito, a Sociedade do Bairro moveu, em 1996, uma ação civil pública contra a Prefeitura para fazer valer a resolução do conselho.

Após a construção do Túnel Sebastião Camargo, a travessia de pedestres pela entrada do túnel tornou-se muito perigosa, em função do trânsito pesado e da alta velocidade dos veículos. A prefeitura, por sua vez, entregou à cidade a passarela Juscelino Kubitscheck, a primeira passarela totalmente adaptada para deficientes físicos.

Este ano a AES Eletropaulo entregou no último dia 25 de outubro a obra de
modernização da iluminação do Túnel Sebastião Camargo.



Sobre o EncontraItaimBibi
Fale com EncontraItaimBibi
Anuncie no EncontraItaimBibi
Cadastre sua Empresa no EncontraItaimBibi (grátis)



Termos EncontraItaimBibi | Privacidade EncontraItaimBibi

Bandeira do Bairro Itaim Bibi