Teatro Cultura Artística no Itaim

Teatro Cultura Artística no Bairro Itaim Bibi Durante muitos anos, mais precisamente desde 1919, a Cultura Artística acalentou um grande sonho: ter seu próprio teatro, a sua própria casa.

Isto só foi possível no fim dos anos 40. A construção do teatro, entre os anos de 1947 e 1950, projetado por Rino Levi um dos maiores arquitetos brasileiros, Roberto Cerqueira César e F.ª Pestalozzi foi um período de enorme entusiasmo.

A inauguração do Teatro Cultura Artística no Itaim foi realizada em duas noites, 8 e 9 de março de 1950 ficou a cargo dos dois maiores maestros e compositores brasileiros. Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarneri prepararam com carinho os concertos, que por sinal também abriam a Temporada daquele ano, revezando-se na regência da Sinfônica de São Paulo e apresentando obras suas. Já naquela época o número de sócios era grande, 2.500. Mesmo a grande sala não comportava uma quantidade suficiente de poltronas que acomodasse todos os assinantes em uma só noite. Isto fez com que a Cultura Artística instaurasse a tradição do desdobramento de suas apresentações. Com o passar dos anos, o acréscimo no Teatro Cultura Artística no Bairro Itaim Bibinúmero de assinantes obrigou a abertura de uma terceira série de concertos.

A bela fachada do Teatro Cultura Artística no Itaim exibe o maior afresco existente do grande artística plástico brasileiro Di Cavalcanti. Medindo 48 metros de largura por oito de altura, feito em mosaico de vidro, a obra foi especialmente encomendada e também inaugurada a 08 de março de 1950.

Após o incêndio que destruiu o teatro em agosto de 2008, a diretoria da Sociedade de Cultura Artística deliberou pelo início imediato do projeto de reconstrução do teatro. O Teatro Cultura Artística no Itaim será reerguido no mesmo local onde, por 58 anos, foi oferecido uma programação musical e teatral de altíssimo gabarito. O projeto é ambicioso e visa criar a melhor e mais moderna sala de espetáculos do País, além de contemplar a revitalização de todo o entorno do teatro. Como premissa básica do projeto foi colocada a preservação do magnífico painel de Emiliano Di Cavalcanti, que sobreviveu ao incêndio sem danos estruturais.

Teatro Cultura Artística - Itaim
Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 - Bairro Itaim Bibi - São Paulo
Cep: 04543-900
(11) 3258-3344

Fonte: http://www.culturaartistica.com.br



Sobre o EncontraItaimBibi
Fale com EncontraItaimBibi
Anuncie no EncontraItaimBibi
Cadastre sua Empresa no EncontraItaimBibi (grátis)



Termos EncontraItaimBibi | Privacidade EncontraItaimBibi

Bandeira do Bairro Itaim Bibi