Parque do Povo

Parque do PovoUma parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada é um passo para entregar à população o Parque do Povo, espaço público localizado no Itaim Bibi, Zona Sul de São Paulo, que se encontrava invadido ilegalmente há mais de 20 anos.

O projeto paisagístico é pioneiro na Cidade de São Paulo, com caráter educativo e cultural, contendo trilhas explicativas, além de total acessibilidade aos portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. Sua implantação ficará por conta da empresa parceira.

A idéia é que o parque se torne modelo de adoção, com predominância de vegetação nativa do Brasil, com espécies que podem ser utilizadas para projetos paisagísticos em outras áreas da Cidade. Por conta de ocupações irregulares que exploraram comercialmente o parque por cerca de 20 anos, a vegetação rasteira foi dizimada e apenas 10% das grandes árvores que compunham a vegetação natural ainda estão no local. Árvores grandes e exóticas, como o eucalipto, acabaram permanecendo, pois eram usadas para delimitar os espaços dentro das áreas invadidas do parque. O plano de manejo da vegetação prevê um equilíbrio ambiental com 80% de espécies nativas e 20% de espécies exóticas. A vegetação escolhida para o parque visa priorizar maior captação de água da chuva.

O projeto prevê a criação de bacias de captação sob o parque, para que a água permaneça o maior tempo possível no solo, já que os campos e quadras de terra fortemente batidas ou cimentadas e construções desordenadas que ocupavam o local deixaram à área praticamente impermeável.

Estátua do Parque do PovoAlém de resgatar a vegetação nativa, o projeto paisagístico promoverá a educação ambiental e acessibilidade. O Parque do Povo terá coleções botânicas, agrupadas por valores históricos e culturais, devidamente identificadas, distribuídas por toda área, entre as sete trilhas auto-explicativas e as áreas esportivas e de recreação, que serão temáticas. No playground principal, por exemplo, estarão dispostas, de forma ornamental, a coleção de "plantas trepadeiras", que atraem pássaros e borboletas, de forma a compor um cenário lúdico. Já o campo de futebol será rodeado por "mirtáceas", árvores frutíferas brasileiras.

A proposta para a área esportiva é implantação de equipamentos totalmente acessíveis, além do desenvolvimento de áreas temáticas, com caráter cultural, como o já citado campo de futebol e as pistas de caminhada e ciclismo, que serão rodeadas por arbustos e árvores, para proporcionar sombra e um ambiente fresco.

O Parque do Povo está localizado entre a Avenida Cidade Jardim, Avenida Nações Unidas e a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek.

O espaço de 112 mil m² foi doado pela Caixa Econômica Federal ao Município de São Paulo, em 25 de agosto de 2006.

Desde o início do ano passado, a Prefeitura promoveu diversas ações na área e já conseguiu retomar sete das 11 áreas ocupadas irregularmente por associações desportivas que exploravam comercialmente o espaço.



Sobre o EncontraItaimBibi
Fale com EncontraItaimBibi
Anuncie no EncontraItaimBibi
Cadastre sua Empresa no EncontraItaimBibi (grátis)



Termos EncontraItaimBibi | Privacidade EncontraItaimBibi

Bandeira do Bairro Itaim Bibi