Casa Bandeirista do Itaim Bibi

A Casa Bandeirista do Itaim Bibi é uma construção representante da casa bandeirista típica, do período colonial brasileiro, localizada no bairro paulistano do Itaim Bibi.

Tombada em 1982 pelo CONDEPHAAT, ncontra-se hoje sob responsabilidade da Divisão do Patrimônio Histórico da prefeitura paulistana.

vista-aerea-da-casa-bandeirista-do-itaim

Sobre Casa Bandeirista no Itaim Bibi

Consta que a Casa da Chácara Itay – Itaí (mais tarde tombada como Casa Bandeirante), construída em taipa de pilão, já era centenária em 1896, com 15 cômodos, beirais do telhado em madeira trabalhada, cocheiras, cobertura para charrete ou trole, depósito, viveiro, alcovas, capela e quartos de hóspedes, além do viveiro, moinho d’ água e pomar.

Tais edificações situavam-se à beira de um sinuoso rio com pedras, o Rio Jurubatuba ou Grande ou Rio Pinheiros, depois afastado com a retificação e obras nas décadas
de 20-30.

As situações estratégicas dessas edificações indicavam que os acessos à São Paulo eram feitos preferencialmente por água. A área estava bem mais próxima da sinuosa margem direita do Rio Pinheiros.

Diz-se que nas proximidades da Avenida Imperial, atual Horácio Lafer, muito antes teria existido um cemitério onde eram enterrados apenas os negros e infiéis. Outra histórica citação é que na época dos jesuítas, século XVI, bem próximo dessa área fora instalado um posto de observação e defesa, junto a um aldeamento indígena, este no final do Caminho dos Aliados, hoje Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, aonde se instala a atual Casa Fasano.

ruinas-da-casa-dos-bandeiristas-no-itaim

O casarão conhecido como a sede da região da Chácara Itay, depois Chácara Itahym, do Bairro Itahim e finalmente do Bairro do Itaim Bibi Bibi, foi erguido nos séculos XVII-XVIII, sofrendo tombamento em 1982, passando a ser denominada Casa Bandeirista.

Sua entrada principal era antecedida pela alameda que vinha pela Rua Joaquim Floriano, via que era continuação da Brigadeiro Luís Antônio até o início da atual Rua Iguatemi, o então chamado Caminho do Gado para a região de Pinheiros. Ruínas da Casa Bandeirista no Itaim Bibi
Ruínas da Casa Bandeirista no Itaim Bibi
Quando da sua ocupação pela família Couto de Magalhães e depois Casa de Saúde Bela Vista, bem no encontro dessas duas vias, erguia-se um imponente portal, com portão e brasão de ferro identificando o clã Couto de Magalhães. Lateralmente, o terreno ia desde a Avenida Imperial, atual Horácio Lafer, chegando até as ruas Aspásia e
Sertãozinho, esta última agora englobada pela nova Avenida Brigadeiro Faria Lima.

Infelizmente, da Casa Grande, sede da família fundadora e formadora do Bairro do Itaim Bibi, resta teimosamente alguns pedaços ou tocos das paredes, tudo em ruínas, num ampla terreno, originalmente quase todo ocupado por belíssimas, centenárias e frondosas árvores, espécimes da Mata Atlântica, além das frutíferas e ornamentais.

O seu espaço é avidamente explorado como área de estacionamento para carros, desprezando-se a idéia do então Prefeito Jânio Quadros, de transforma-lo em Parque Municipal para implantação da Praça do Itaim Bibi, quando por Lei Municipal torna-o de utilidade pública/D.O. 05/04/88 , após o ataque a base de marretadas, sob a desculpa de
suposta restauração, feita pelo Grupo Selecta.

Atualidade sobre a Casa do Bandeirante no Itaim Bibi

No início da década de 1990 a casa foi destelhada pelos proprietários e passou por um processo de deterioração e abandono, levando-a à atual condição de ruínas.

A atitude foi considerada criminosa e por meio de termo de ajuste de conduta emitido pelo Ministério Público de São Paulo, ordenou-se a reconstituição do imóvel.

predio-inteeiro-sobre-casa-bandeirista-no-itaim (1)

As restrições atuais exigem a preservação da casa e 300 metros do seu entorno.

Segundo notas na imprensa a transação divulgada incluiria a restauração da Casa do Bandeirante e incorporação dessa ao novo empreendimento.

Como exemplo, temos a mesma proposta adotada na Casa das Rosas, na qual o antigo imóvel com interesse arquitetônico passou a compartilhar uma parte considerável de seu terreno com um edifício contemporâneo.

Horário de Funcionamento Casa Bandeirista no Itaim Bibi

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h00
  • Domingo das 10h às 17h00

Endereço e Telefone Casa do Bandeirante no Itaim Bibi

  • Rua Iguatemi, 1-47 – Itaim Bibi, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3078-6914

Mapa de localização

Deixe seu comentário